Benefícios da Black Friday para o seu negócio

Entenda como a utilização de um ERP pode ampliar os benefícios da Black Friday para empresários

É difícil encontrar algum negócio que não se rendeu à Black Friday. É uma data muito popular entre os consumidores, que esperam as promoções e os descontos para fazerem suas compras. Mas, além disso, esse evento pode trazer benefícios duradouros ao empresário.

Lojas, supermercados e pequenos empreendedores não ficam de fora nesse assunto. Desde que o empresário se prepare para a Black Friday, o negócio terá ganhos com a data. Nessa organização, os recursos fornecidos pelo iCom podem ser de extrema ajuda.

Quais benefícios a Black Friday pode trazer?

Esse evento, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro, em estabelecimentos físicos e virtuais, oferece descontos, promoções e cupons para os clientes com o objetivo de atrair fregueses e impulsionar as vendas.

Para o consumidor, está claro que a maior vantagem é a economia. Enquanto isso, para os empresários, há uma série de outros benefícios:

  • Ampliar a clientela
    Proporcionando um bom desconto, seu negócio chamará a atenção de fregueses que não te conheciam.
  • Fidelizar consumidores
    Oferecer uma boa experiência ao cliente é a chave para que ele volte e continue escolhendo o seu serviço.
  • Alavancar as vendas
    Novembro, se não fosse pela Black Friday, seria um mês de pouco movimento. Isso porque ele antecede o Natal e é em seguida do Dia das Crianças.
  • Recuperar períodos de vendas fracas
    A margem de lucro pode até reduzir, porém a quantidade de vendas pode compensar momentos anteriores.
  • Movimentar o estoque
    Colocar descontos atrativos em produtos que estão parados pode colaborar com a venda deles e, assim, girar o seu estoque.

Para aproveitar ao máximo dos benefícios que a Black Friday pode dar e se destacar no mercado, algumas práticas recomendáveis são:

  1. Interagir com o cliente, já que assim você tem uma avaliação do seu atendimento e serviço;
  2. Estender o período de oferta, para que o cliente possa analisar e conhecer sua marca;
  3. Investir em redes sociais, pois elas são uma ótima vitrine;
  4. Facilitar as compras, porque muitos clientes optam pelo parcelamento da compra.

Como o iCom pode auxiliar?

O iCom é um ótimo aliado na Black Friday. Algumas ferramentas que ele disponibiliza se encaixam muito bem nesse período, que exige um planejamento estratégico. Alguns exemplos são:

  • Na hora de montar um planejamento, o iCom fornece relatórios completos e atualizados de acordo com a realidade da empresa;
  • O iCom automatiza a gestão de estoque, facilitando a administração desse setor num momento em que a movimentação aumenta;
  • A partir da geração de dados sobre as tendências de compra, o iCom te mostra o que o cliente precisa. Assim, é possível distribuir os descontos nos produtos de forma inteligente.

Conclusão

O foco do empresário na época de Black Friday é atrair e fidelizar clientes. Essa é a maior vantagem permanente. Mas, além disso, é válido entender os mecanismos desse momento, pois também ajudam a lidar com as vendas o ano todo.

Uma ajuda ainda maior na administração do seu negócio é o apoio de um ERP, como o iCom. Usufruindo dessa tecnologia, sua empresa terá como resposta uma melhor integração, segurança e estratégia.

Fontes:
https://www.bin.com.br/pt/blog/vendas-online-na-black-friday/
https://blog.auaha.com.br/antecipar-prorrogar-black-friday/
https://www.zendesk.com.br/blog/black-friday-como-surgiu/
https://blog.cdlfor.com.br/comercio-mercado/5-vantagens-de-participar-da-black-friday/