Conheça as tendências do pós-pandemia para o seu negócio

Saiba como a crise de Covid-19 afetou as empresas e quais são as previsões de mercado para 2022

A pandemia chegou mudando o cenário e as expectativas dos negócios. Muitas empresas tiveram que se reinventar e se adaptar às circunstâncias impostas, como o trabalho remoto ou a migração para o e-commerce.

Agora, com a chegada de um novo ano e com a nova realidade mercadológica, é importante estar por dentro das promessas e das possibilidades do mundo dos negócios. Assim, você pode se preparar para aproveitar as oportunidades que aparecerem e, por consequência, se destacar dos seus concorrentes.

Quais os impactos da pandemia no mercado?

De diversas formas, a crise sanitária gerou novas dinâmicas aos negócios.

Para começar, os consumidores mudaram seu comportamento. Antes, o hábito desse grupo era ir a lojas físicas na hora das compras. Com a pandemia, as pessoas passaram a preferir os mercados digitais, pela segurança e comodidade.

Pelo lado do empreendedor, essa nova prática dos compradores também é vantajosa. Isso porque os e-commerces não exigem o aluguel de um espaço físico e permitem o alcance de um público amplo.

Outro fenômeno observado foi a crescente de abertura de micro e pequenas empresas no país. Investir no próprio negócio foi uma alternativa encontrada por várias famílias em busca de renda durante a pandemia.

Também vale mencionar que os trabalhos passaram a ser remotos. Muitas empresas se deram bem com o formato e cogitam manter o modelo híbrido.

Esses e outros impactos decorrentes da pandemia serão sentidos no mercado por muito tempo com efeitos de curto, médio e longo-prazo. Por isso, é preciso estar informado sobre a situação e descobrir o que será promissor para sua empresa.

E 2022? Como será?

Há muitas tendências apontando caminhos para esse novo cenário mercadológico. Observá-las é essencial para que sua empresa evolua e seja assertiva nas escolhas e estratégias. Algumas direções a serem seguidas são:

1.Consolidação do e-commerce

A tecnologia foi uma grande aliada durante o isolamento social. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, o e-commerce segue sendo uma boa ideia e deve ser aprimorado.

2. Marketing

Vender no meio digital tem muitas vantagens, porém é importante pontuar que a concorrência é bem maior em comparação com lojas físicas. Por isso, é importante que as pessoas conheçam sua marca, por meio de conteúdos em redes sociais e blogs que atraiam e engajem o público.

3. Sustentabilidade

Ela é vista como um grande diferencial competitivo e como uma boa forma de conquistar mais clientes. Assumir uma posição a favor da preservação ambiental e agir de acordo com esse propósito pode reverberar de forma muito positiva, atraindo e fidelizando consumidores.

4. Idosos consumindo

Essa faixa etária tem sido cada vez mais ativa no mercado de consumo. Assim, é relevante pensar em meios de melhor atender e de suprir as demandas desse público.

5. Uso de tecnologias e processos automáticos

Não há como se manter competitivo sem se atualizar. Logo, fazer bom uso das tecnologias faz parte de um negócio de sucesso. Além disso, a promessa de que o 5G chegará em breve fortalece o uso de tecnologias tanto por parte do empreendedor, quanto do consumidor.

Conclusão

Mudanças mercadológicas acontecem. Porém, a pandemia acelerou certas alterações nas dinâmicas do consumo e das empresas. Para os negócios sobreviverem, foi exigido diversas adaptações. Os mais flexíveis lidam melhor com essas modificações e, por consequência, entendem melhor a necessidade do cliente.

Agora com algumas mudanças já consolidadas e outras em andamento, começam as especulações das tendências mercadológicas para o pós-pandemia. Sem dúvidas, um meio de estar preparado para novas movimentações no mundo dos negócios é apostando em inovações e tecnologia, como num ERP.

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Fontes
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/a-evolucao-do-varejo-5-tendencias-para-2022/
https://monitormercantil.com.br/principais-tendencias-para-o-mercado-de-tecnologia-em-2022/
https://www.sebraeatende.com.br/artigo/tendencia-de-negocios-para-2022